Há alguns meses iniciei os estudos em SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Pesquisa), lendo artigos, comprei e li um livro, fiz treinamentos, obtive uma certificação e tive a chance de trabalhar em um projeto de inclusão de dados estruturados de web semântica em produtos em um grande site de e-commerce.
Então, fui à prática pra valer, fazendo SEO on-page e off-page, através de melhorias no código e conteúdo do blog e realizando uma campanha de marketing em redes sociais, com foco no Facebook, para o blog de receitas Receitaria (www.receitaria.blog.br).
Qual era o problema?
O blog existia, os conhecidos das autoras acessavam, novas receitas quando postadas eram divulgadas no perfil do Facebook gerando alguns acessos e uma newsletter periódica era enviada, fazendo com que usuários cadastrados retornassem ao blog.
Mas ao pesquisar pelo nome das receitas no Google, poucas apareciam na primeira página. Há dados estatísticos que comprovam que raríssimas pessoas clicam em links que não estão na primeira página (entre os dez primeiros resultados), e a maior concentração de cliques está nos três primeiros links retornados.
Ações realizadas
- Melhoria nos títulos das receitas, acrescentando o prefixo “Receita de”, já que muitas pesquisas incluíam a palavra-chave (keyword) “receita”. Também foram incluídas algumas variações de nomes das receitas nos títulos e conteúdo
- Melhorias no mapa do site, arquivo XML que indica para os mecanismos de busca todos os links de um site
- Adoção do recurso de “tags” e “nuvem de tags”, que aumentam o número de palavras-chave e links nas páginas internas
- Marcação das receitas com dados estruturados (web semântica, microdata), indicando que o artigo é uma receita (recipe) e expondo a avaliação dos usuários – as estrelas de votação (aggregateRating)
- Melhorias nas meta-tags keywords e description
Resultados
Maio/2012 – Antes de efetuar SEO |
Junho/2012 – Após efetuar SEO |
|
|
Legenda
|
|
As más notícias
Perceba na tabela abaixo que o número de impressões e cliques diminuiu. Seria devido às férias de julho? Seria porque o interesse por receitas publicadas no blog diminuiu? Mas perceba que a posição média para praticamente todas as consultas aumentou, sendo que 15 resultados passaram a figurar na primeira página e, destes, 5 estão entre os três primeiros:
Efetuei, então, uma consulta no Google Insights, para ver como as consultas em geral pelos termos impactados estavam se comportando, e o resultado está abaixo:
Percebe-se um aumento significativo de consultas por “chocolate quente” no período de 15 a 21 de julho. As demais consultas permanecem estáveis.
O que houve, então? As impressões e cliques diminuíram para alguns itens, mas a posição na página de resultados melhorou. Uma das possíveis explicações é que novas variações dos termos consultados passaram a figurar na lista, distribuindo estes dados entre elas.
Outro fator que pode ter impactado é que em junho as ações no Facebook foram mais intensas, e em julho diminuíram. Um trabalho em longo prazo nas mídias sociais, permanente e focado nos objetivos, pode responder se esse fator realmente impactou ou foi apenas coincidência.
Um fator curioso é a consulta por “sopa de capeletti”: em maio, não aparecia na lista. Em junho, na posição 210, e em julho na posição 170. A explicação é que esta receita foi postada em 11/6/2012, então, espera-se que sua posição cresça ao longo do tempo. Uma ação específica poderia ser feita para acelerar este processo, como concentrar o foco no link building para esta receita.
Conclusão
Houve um grande impacto positivo após a realização do trabalho inicial de SEO e marketing em mídias sociais. Coincidentemente, ao reduzir o volume de atividades no Facebook, o número de impressões e clicks diminuiu. Porém, o blog Receitaria melhorou sua posição em relação aos concorrentes no mesmo período, comprovado pelo aumento na posição da página de resultados.
A conclusão é que as técnicas de SEO e marketing em mídias sociais funcionam, trazem resultados, mas o trabalho não pode ser estático, pontual. Precisa ocorrer constantemente, de forma metódica, e com objetivos específicos, que devem ser atualizados ao longo do tempo. Novas técnicas podem ajudar ainda mais a melhorar os resultados, mas demandam conhecimentos cada vez mais avançados e muito tempo e dedicação. E quem não fizer esse investimento, acaba perdendo para o concorrente que o faz.
Hoje, 18 de agosto de 2012, ao pesquisar por “chocolate quente com chantilly”, a receita retorna na segunda posição e exibe as estrelas de avaliação, o que destaca visualmente o resultado dos demais: