Sites com problemas de usabilidade em dispositivos móveis começam a cair no ranking do Google

No início de 2015 a Google começou a notificar os webmasters de sites que apresentam problemas de usabilidade em dispositivos móveis que suas páginas não seriam ranqueadas apropriadamente para usuários de dispositivos móveis.

Basicamente, significa que sites que não estiverem preparados para exibir seu conteúdo de forma amigável para os usuários de smartphones, tablets e outras telas que não a de um computador convencional, ou seja, sites "não responsivos", perderão pontos no ranking e não aparecerão nos primeiros resultados de uma busca.

No e-mail de notificação enviado havia instruções para resolver o problema, inclusive com link para quem utiliza algum CMS (Content Management System) como Wordpress ou Joomla.

As mudanças entraram em vigor esta semana (21 de abril de 2015), e têm gerado muita preocupação para desenvolvedores, especialistas em SEO e marketing online.

Confira algumas notícias sobre este assunto:

  • "A mudança diminuirá a importância de sites que são difíceis de navegar nas telas pequenas de smartphones ou tablets. Por exemplo, sites com textos pequenos e difíceis de ler, ou com links complicados de clicar com os dedos, terão sua importância reduzida nas buscas."

 

Se o site da sua empresa não for responsivo ou adaptivo, ou seja, não estiver otimizado para exibição em dispositivos móveis, entre em contato com a B4IT para uma conversa sobre possíveis soluções.